cerimônia não começa na saudação inicial

deixa eu te contar um segredo:

e nem termina com o beijo final.

Se tem algo  que aprendi com o passar dos anos foi: uma das maiores legados da cerimônia é o processo. Um bonito processo onde os noivos se revisitam. Olham para a jornada até ali com olhos generosos para o que passou e com brilho nos olhos para o que virá. Impossível fazer isso em 35 minutos, impossível fazer sozinha. Cerimônia é construção, onde teremos não só um momento arrebatador, mas várias oportunidades de conexão entre o casal. 

nossas etapas

nossas etapas

Não se engane: absolutamente tudo aqui foi cuidadosamente criado e estrategicamente desenvolvido para criar pontos de conexão entre vocês dois durante a organização do evento. Quase como uma forma meio rebelde de discordar dessa máxima que o mercado adora reforçar: aqui todo dia pode ser um grande dia. Aqui cotidiano é rei. 

Vem comigo que explico.

01. FORMULÁRIOS

01 - PRIMEIRA ETAPA: 

FORMULÁRIOS ONLINE

QUANDO:  5 MESES ANTES DA CERIMÔNIA

PROPÓSITO DESSA ETAPA:  Convidar os noivos para pensarem nas respostas com calma, em um canal de comunicação que não é tão imediato quanto a fala e mais privativo para os que são introspectivos. 

Tempo estimado para conclusão: 15 dias, vivência individual 

Mais do que uma etapa em que vocês discorrem sobre o que sentem, aqui criamos um registro bonito do sentir. Imagina o privilégio de daqui a cinco, dez anos revisitar esses escritos? Ou até mesmo ter um filho poder acessar todas essas memórias da época que seus pais se escolheram? Peço sempre que caprichem pensando que esse material é também um pedaço de legado da história daquela família. 

Com exceção do primeiro formulário, o preenchimento é individual. Você, só você, com suas memórias e seu sentir.  A ideia é abrir um vinho e criar mais um momento de conexão individual com a jornada até aqui. Se demorem nas respostas, se entreguem, confiem no fato de que muita coisa cabe em um detalhe. Faz diferença no meu trabalho.

Por último, peço:  não esperem o momento do altar para se emocionar.

Se emocionem e se conectem em cada oportunidade. 

LINKS

// 1º FORMULÁRIO - A CERIMÔNIA 

( PREENCHER JUNTOS)

Link: https://forms.gle/zFJSKmoPxsdRmZZ4A

// 2º FORMULÁRIO - O OUTRO 

(PREENCHER INDIVIDUAL)

Link: https://forms.gle/rPVnNF2kFLzysZEh9

// 3º FORMULÁRIO - VOCÊ 

(PREENCHER INDIVIDUAL)

Link: https://forms.gle/dTYENfJTGoaoWaEH6

BÔNUS:

Os formulários abaixo são para enviarem para amigos especiais e pessoas da família que podem somar na nossa narrativa. Vocês não terão acesso às respostas antes da cerimônia. 

// PARA ENVIAR PARA AMIGOS 

Link: https://forms.gle/JsYKCcHHQ99KfUut8

// PARA ENVIAR PARA FAMÍLIA 

Link: https://forms.gle/Bb9Wj8hcqmycTTgB7

Irei receber automaticamente todos os formulários via plataforma.

Caso queiram salvar as respostas em arquivo do word ou corpo do email,  acho prudente. Já tivemos casos (raros) de formulários que não foram recebidos e tiveram que ser refeitos.

Qualquer dúvida, só me dar um alô :) 

marvivencias@gmail.com /  85. 981276217

02. LINHA DO TEMPO

02 - SEGUNDA ETAPA: 

DESENHAR A LINHA DO TEMPO

QUANDO: 4 MESES ANTES DA CERIMÔNIA, ETAPA FACULTATIVA 

Aqui vamos para o exercício bonito e desafiador de estruturar uma trajetória e colocar luz nos seus principais fatos. A ideia não é saber datas decoradas, mas fazer um resgate de que acontecimentos foram estruturando o crescimento dessa relação e aprofundamento do vínculo.

PROPÓSITO DESSA ETAPA: Identificar os marcos que verdadeiramente aprofundaram ou transformaram o vínculo do casal.

Tempo de conclusão: 2 horas, vivência casal

COMO FAZER?

01) Existem algumas formas de fazer a linha do tempo. Alguns casais fazem em um papel, outros fazem colocando vários post-its, um ao lado do outro. 

02) A ideia central é ter em uma ponta o dia que se conheceram, na outra o dia que estão fazendo a linha do tempo; o hoje mais atual.

03) Vocês vão preencher no meio os principais fatos que fez o vínculo entre vocês mudar. Primeiro beijo, primeira saída, primeira DR, primeira vez que apareceu ciúme, que o namoro foi formalizado, que o porteiro reconheceu o outro sem precisar interfonar, que um arrumou uma gaveta pro outro guardar suas coisas - todas essas pequenas coisas vão dizendo que a relação foi se estreitando.

04) Rupturas também podem e devem ser pontuadas. Términos, intercâmbios, viagens, brigas marcante. A ideia não é ruminar nessas coisas, apenas visualizar e entender tudo que transformou o vínculo e fez ele estar mais maduro no hoje. 

05) Se puderem ir achando fotos das épocas que estão relembrando, melhor ainda. Vocês podem criar um drive no google ou me enviar por whatsapp daquelas que forem marcantes. 

06) Quando chegarem na decisão de casar, é bacana fazer perguntas pra irem entendendo como chegaram nessa escolha. 

07) Abram um vinho, coloca uma playlist. Se divirtam, vai. Espera só o grande dia não :) 

  • TRADICIONAL

    Mais simples, impossível: basta traçar uma linha horizontal representando o passar do tempo, marcar o ponto inicial e, ao longo dela, adicionar traços para cada evento importante, anotando brevemente o que aconteceu e quando.

  • POST-IT

    Mesma lógica, mas anotando fatos em post-its. Assim, é possível mover, acrescentar ou reorganizar facilmente os momentos, observando como cada etapa se conecta à outra. É possível também atribuir cores diferentes à fatos com características diferentes.

  • FOTOS

    Aqui você vai organizar as fotos em ordem cronológica, nomeando cada uma com a data e uma breve descrição do momento. À medida que as imagens se alinham, é possível perceber a evolução da história, as fases vividas e as mudanças sutis ao longo do tempo.

03 - TERCEIRA ETAPA:  

O FAMOSO RELICÁRIO

QUANDO: 3 MESES ANTES DA CERIMÔNIA

O relicário é um jogo de perguntas e respostas. São duas pilhas separadas, onde cada carta conduz os participantes por trocas significativas resultando em um momento necessário de conexão antes do altar.  

PROPÓSITO DESSA ETAPA:  Ser convite para que os noivos saiam da rotina. Se desliguem do operacional da organização do evento. Esqueçam boletos, esqueçam os dilemas, apenas abram um vinho, sentem no chão e se conectem com o outro.

Tempo estimado para conclusão: livre. Vivência de casal. 

04 - QUARTA ETAPA: 

VAMOS CONVERSAR? 

QUANDO: 2 MESES ANTES DA CERIMÔNIA

Uma conversa despretensiosa pra gente juntar todas essas bonitas peças. Quando há disponibilidade, procuro entrevistar o casal junto e separado em um papo que dura mais ou menos 1:30 na conversa conjunta e aproximadamente 40 minutos no papo individual.   

Propósito dessa etapa: coletar de forma menos desconstruída e mais espontânea os relatos de bastidores dos fatos, dos marcos. Entender o que fez com que esse casal decidisse seguir junto pela dureza e beleza da vida.

Tempo de conclusão: 3 horas, vivência comigo. 

05 - QUINTA ETAPA: 

ENVIO DOS VOTOS 

QUANDO:  1 MÊS ANTES DA CERIMÔNIA

Impossível deixar o texto que vocês vão se escrever de fora: os votos são o anúncio em primeira pessoa do que estamos fazendo ali. Ler com antecedência o que vocês tem a se dizer talvez seja uma das etapas mais importantes da pesquisa - sendo, portanto, parte da construção da cerimônia também.  

Propósito dessa etapa: coletar material e garantir que essa etapa será feita com calma e dentro de um processo para os noivos.

Tempo de conclusão:  livre. Vivência individual.